Blockchain

Gigante Industrial GE foca em blockchain para combater impressões 3D falsas

O conglomerado industrial General Electric (GE) quer usar a tecnologia blockchain para verificar as peças impressas em 3D em sua cadeia de suprimentos, de acordo com um registro de patentes recentemente publicado.

Lançado pelo Escritório de Patentes e Marcas dos EUA (USPTO, na sigla em inglês) em 21 de junho e apresentado em dezembro passado, a aplicação descreve um método para integrar blockchains na manufatura aditiva – comumente conhecida como impressão 3D – para criar um banco de dados que valide e verifique o processo de fabricação.

Em outras palavras, a tecnologia permitiria que a empresa criasse um histórico de fabricação baseado em blockchain que pudesse ajudar a rastrear e autenticar objetos impressos em 3D.

A invenção resolveria os desafios existentes nos sistemas atuais de manufatura aditiva, que “carecem de sistemas de verificação e validação para garantir que os objetos produzidos pelo processo sejam adequadamente certificados”, de acordo com a aplicação.

Devido a esse problema, se uma peça de reposição para um ativo industrial for produzida usando um processo de manufatura aditiva, qualquer pessoa com acesso à uma impressora 3D poderá reproduzir essa peça. Como resultado, os usuários finais não podem verificar se a peça de substituição “foi produzida usando um arquivo de compilação correto, usando a mídia de fabricação correta e um dispositivo de fabricação aditiva adequadamente configurado”.

A GE declara na aplicação:

“Portanto, seria desejável fornecer sistemas e métodos para implementar um registro de dados históricos de um processo de manufatura aditiva com recursos de verificação e validação que possam ser integrados aos dispositivos de manufatura aditiva.”

O movimento marca o mais recente sinal de da gigante industrial pela tecnologia blockchain. No ano passado, o USPTO divulgou cinco pedidos de patentes, todos protocolados em 2016, cada um descrevendo um aplicativo blockchain diferente para auxiliar na simplificação da manutenção de aeronaves.

A GE também anunciou em março que juntou-se à Aliança de Transporte em Blockchain (BiTA), um consórcio blockchain que visa desenvolver padrões em torno do uso da tecnologia no setor de transporte de cargas.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião