Dicas

Bitcoins ou Ações ?

A recente expressiva valorização do valor do Bitcoin não é o elemento mais importante a ser considerado ao pensar se você deveria investir em Bitcoins ou ações. “Como não?”, você pode já perguntar. A resposta é simples: o retorno de um ativo é baseado em características como risco, tempo, oportunidade, solidez e segurança. Alguns poucos ficaram milionários com bitcoins, assim como com a bolsa de valores. Vamos entender então os pontos fundamentais para te ajudar a decidir quando e onde investir.

Diversificação

Este é um ponto que pode ser controverso – para que não entende o que está fazendo. O senso comum nos ensina que diversificar é fundamental. Errado! Diversificar não é preciso quando se sabe o que está fazendo. Essa fazer não é minha, mas sim do megainvestidor Warren Buffet. Na tradução literal: “A diversificação é a proteção contra a ignorância. Não faz sentido se você sabe o que está fazendo.”. Na visão de Buffet, estudar uma ou duas indústrias em grande profundidade e usar esse conhecimento para lucrar com essas indústrias é mais lucrativo do que espalhar um portfólio em uma ampla gama de setores, de modo que os ganhos de certos setores compensaram perdas de outras. Logo, entre bitcoins ou ações você não tem que ficar só com um. Afinal, uma coisa não exclui a outra.

Riscos

Eu ousaria dizer que entre Bitcoins ou ações os riscos são muito próximos. Investir em uma empresa inclui acreditar que um grupo de pessoas que fazem a sua gestão continuará a atender a demanda dos seus clientes de maneira eficiente, trazendo consistência e lucro para o longo prazo. Já vimos inúmeras empresas de sucesso, assim como já vimos inúmeras empresas quebrarem. Não há garantias no mercado financeiro. O investimento em moedas digitais, especialmente o Bitcoin, constitui um novo nicho que impulsiona grandes inovações no setor financeiro. Essas moedas podem servir como uma alternativa ao sistema financeiro atual. Isso é acreditar que a moeda vai satisfazer/atender à uma necessidade do mercado. Se isso acontecer, será longa e prospera como uma empresa, mas com o benefício de um sistema monetário não inflacionário ao seu favor.

Tudo nos diz que o valor de Bitcoin deve continuar aumentando. No entanto, não há nenhuma garantia sobre quando isso acontecerá, então é importante dizer que esse tipo de investimento é apenas para pessoas que não estão procurando um retorno imediato, pois este é um investimento a médio e longo prazo. Assim como a bolsa de valores.

Quem chega primeiro no lago bebe água fresca

O Bitcoin ainda está muito no começo. O interesse das pessoas e do mercado financeiro em torno do Bitcoin está ainda em proporções de startups. Com mais e mais regulamentos e aceitação vindo, o Bitcoin torna-se mais legítimo e a tecnologia por trás fica ainda melhor. Com uma demanda muito grande e oferta limitada (o número de bitcoins que existirá em circulação é limitado) o valor do Bitcoin deve continuar aumentando, o que faz dele um grande investimento ser considerado. Além disso, o Bitcoin também lhe dá controle totalsobre o seu dinheiro em relação ao bancos, governos e impostos. Você não precisa pagar impostos sobre seu ganho de capital, a menos que você converta seu Bitcoin em uma moeda fiduciária.

Bitcoins ou ações: Pense no longo prazo

Você já ouviu falar nas histórias de pessoas que investiram em bitcoins desde 2009 ou até mesmo desde 2012 (quando o preço em dólar não chegava a casa dos dois dígitos) e que hoje são milionárias. O que mudou? Bem, o preço certamente subiu muito. Mas o que é muito? Sair de 6 dólares para cerca de 9000 é muito? Sim, com certeza. Mas, se o Bitcoin tem demanda crescente e número limitado de moedas – 21 milhões – o que impede que este valor chegue a 10 mil? 100 mil? 1 milhão? Ok, 1 milhão foi longe demais. Não, não acho. Não acho que foi à toa que o bitcoin possui 8 casas decimais depois da virgula, o chamado satoshi. Acredito que seja possível imaginar em um longo prazo 1 satoshi ser equivalente à 1 dólar.

O mercado está ganhando mais liquidez, segurança e orientação regulatória, e esta maturidade atrai cada vez mais pessoas. Ainda existem inúmeros riscos, mas eles são proporcionais ao potencial retorno. Não venda seus bitcoins agora. Pense no futuro, pense em 10-20 anos. O que você tem a perder? Você prefere ganhar 100 reais no próximo ano ou ser milionário em 20?

Dado este cenário, investir em bitcoins pode te dar um retorno muito mais do que o do mercado de ações. Sim, os riscos são maiores, mas isto é correlacionado ao potencial. O segredo aqui é adaptar o investimento ao seu perfil. Mas, mesmo que você seja conservador, comprar um pouco de reais em bitcoins todo o mês não vai te fazer tanta falta assim agora e podem te fazer uma pessoa rica nas próximas décadas.

Deixe sua opinião