Mineração

Quantos barris de petróleo são gastos para minerar um Bitcoin?

Estamos vivendo o boom das moedas virtuais e os investidores estão sempre de olho em novos meios de conseguir faturar nesse mercado. E, a solução apontada para isso, é a redução dos custos com energia para minerar o ativo.
Segundo o Bitcoin Energy Consumption Index, feita pelo Digiconomist, a mineração de Bitcoins consome mais de 23 TWh por ano, o equivalente a 13,2 milhões de barris de petróleo. Se levarmos em conta que 12.5 Bitcoins são minerados a cada dez minutos, cada bitcoin teria o custo médio equivalente a 20 barris de petróleo.
Minerar Bitcoin tem potencial para se tornar um dos negócios mais lucrativos do mundo, uma vez que um único exemplar da moeda digital chega a valer R$ 19 mil, número superior ao preço de 100 barris de petróleo, o que torna a criptomoeda um dos ativos mais valorizados do mundo.
Como as transações com Bitcoins são garantidas por mineradores que fazem uso de computadores ultrapotentes para validar as operações, porém isso tem um custo energético alto. Tanto que o total de energia dispendido na mineração da moeda é 40 vezes maior que o utilizado para abastecer todas as atividades da rede Visa.
Agora dá para entender que a liderança chinesa na mineração de Bitcoin não é por acaso, uma vez que os custos com energia no país são pífios.

Fonte: Bitcoin Brasil

Deixe sua opinião