Notícias

Adeus rublos, Olá Criptos! Agricultores na Rússia entram na era das criptomoedas

Na pequena aldeia de Kolionovo, a 130 quilômetros de Moscou, moradores, na sua maioria agricultores e pequenas empresas locais estão aos poucos preferindo as criptomoedas como forma de pagamento nas compras diárias, e deixando de lado a moeda nacional, o rublo.

Mikhail Shlyapnikov, um ex-executivo bancário, agora comprometido com o trabalho de sua fazenda, apresentou a idéia. Dez anos atrás, Shlyapnikov foi diagnosticado com câncer, e ele tomou a decisão de deixar a cidade e se mudar para o campo com o objetivo de tornar uma cidade quase esquecida num sucesso.

Depois de cinco anos ele precisou de dinheiro para investir em sua fazenda, mas ele não achava justo pagar 12% de juros que os bancos queriam cobrar sobre um pequeno empréstimo.

“Eu não queria me prender e ser escravo dos bancos”, diz Shlyapnikov, fazendo o gesto de apertar a garganta. “Então eu tive que inventar meu próprio dinheiro. Eu sou meu próprio banco, governo, regulador, tudo”.

Shlyapnikov começou a “emitir” kolions de papel em 2014, que foram banidos por um tribunal russo no ano seguinte. Apelando aos seus contatos no mundo da tecnologia, ele começou a trabalhar a idéia de uma criptomoeda própria, e em abril 2017 lançou uma ICO que arrecadou $500.000 e assim conseguiu lançar seu próprio token.

A criptomoeda deste engenhoso russo, ao contrário do Bitcoin, não pode ser extraído usando programas ou equipamentos de mineração. Tokens digitais, kolions, podem ser adquiridos trocando-os por muitas outras criptomoedas, ou eles podem ser ganhos com trabalho, um processo que eles apropriadamente chamaram de “arar”; as moedas são dadas para aqueles que colaboram com os moradores de Kolionovo nas diferentes tarefas agrícolas e de construção, necessárias para melhorar a cidade.

Shlyapnikov, um auto-intitulado “agro-anarquista” que gosta de organizar eventos em homenagem a Marx, usa a moeda para impulsionar o “Ecossistema Kolionovo”, como ele chama.

Ele convenceu quase cem agricultores e fornecedores de cidades próximas a usar o dinheiro digital, os kolions, em suas operações comerciais locais, tornando o papel-moeda oficial da Rússia, o rublo, algo extremamente raro de se ver na comunidade.

“O valor dos kolions circulam agora em cerca de US $ 2 milhões, porque desde o seu lançamento em nossa ICO, ele valorizou”, diz Shliapnikov, afirmando que a moeda tem uma reserva de 500 bitcoins armazenados, que seria de aproximadamente US $ 3,8 milhões em valores atuais.

“Assim, podemos atrair dinheiro real para o negócio” e conectar a criptomoeda à economia real, acrescentou ele.

A economia russa está se recuperando após receber o duplo impacto das sanções internacionais e a queda abrupta dos preços do petróleo, o que fez com que o rublo perdesse metade de seu valor. Agora, Shlyapnikov e seus partidários estão promovendo criptomoedas como forma de se protegerem do sistema financeiro russo.

Os russos desfrutam de uma boa educação científica e técnica e têm o menor custo de eletricidade na Europa, fatores que ajudaram a aumentar tanto a indústria de criptomoedas quanto o uso de moedas no país. Mas este é apenas o começo das criptomoedas na Rússia.

O varejista, os restaurantes e as lojas aderiram rapidamente à tendência, permitindo que os clientes pagassem em Bitcoin, embora em alguns casos eles precisassem usar alguns “truques com rublos” para evitar infringir a lei.

Espera-se que os regulamentos ordenados ao Ministro das Finanças pelo presidente Vladimir Putin sejam finalmente apresentados em julho. De acordo com os esboços iniciais das medidas, o rublo permaneceria como o único meio de pagamento legal, mas tanto as operações de mineração quanto as ICOs teriam proteção legal.

“Para avançar, devemos expandir a liberdade, estar aberto para o mundo, novas ideias e iniciativas (…) para cortar tudo o que impede o nosso povo abrir todo o seu potencial”, disse o presidente Putin em março.

Em Kolionovo, Shlyapnikov tem objetivos mais modestos. Ele acredita que as criptomoedas podem ser a ferramenta que permitam as pequenas e remotas empresas russas obterem independência financeira de Moscou. E, aparentemente, está no caminho certo.

 

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião