Hikmet Ersek, CEO da Western Union, o maior serviço de transferência de dinheiro do mundo, disse que a empresa ainda não viu nenhuma economia de custo real que justifique a mudança no seu sistema de pagamentos internacionais usando o token XRP da Ripple, de acordo com uma entrevista à Fortune na última quarta-feira (13).

A declaração de Ersek acontece seis meses após a parceria da instituição financeira com a startup.

“Estamos sempre sendo criticados pelo fato da Western Union não ser eficiente em termos de custos, blá, blá, blá, mas nós não vimos essa parte da eficiência ainda durante nossos testes”, disse Ersek à Fortune .

Sem entrar em detalhes, o executivo acrescentou que “o problema prático é que ainda é muito caro”. Ersek participava da reunião do Clube Econômico de Nova York.

Mesmo sinalizando descontentamento com o novo modelo de pagamento ainda em teste pela empresa, o CEO disse que não queria “matar” a experiência do blockchain e que a Western Union ainda considera o uso do XRP como solução se a Ripple puder demonstrar uma eficiência real, uma melhoria em relação ao seu sistema atual.

Poucos testes

O vice-presidente sênior de produtos da Ripple, Asheesh Birla, que também participava do evento, disse não estar surpreso e discordou dos comentários de Ersek, revelando que não é de surpreender que a Western Union ainda não tenha resultados satisfatórios, pois a empresa só realizou apenas 10 transações usando o XRP.

“Se eles tivessem que aumentar o volume em escala, talvez você visse algo, mas com 10 [transações], não é surpresa que eles não estejam vendo economias de custo. Eles fazem milhões de transações por mês e não me surpreende que, com 10, não tenham resultados impressionantes”, disse Birla.

Porém, o diretor da Western não só criticou a Ripple, mas também lançou um julgamento acerca do mercado de criptomoedas.

“As nações são construídas sobre bandeiras, constituições, fronteiras e moedas, e nenhuma criptomoeda vai mudar isso”.

Além do sentimento nacionalista, Ersek também foi bem categórico ao comparar criptomoedas e dinheiro num contexto social.

“Os consumidores nos dizem o que querem. As pessoas não estão pagando as contas do hospital em criptos”.

A Western Union iniciou os testes de transferências baseados em blockchain no início do ano. Na ocasião a Ripple já anunciava previsão de dezenas de bancos usando o seu sistema até 2019, mas parece que a startup tem recuado sobre essa assertiva.

Marcus Treacher, diretor executivo da Ripple esclareceu à Reuters sobre a atual situação.

“Começamos com o blockchain clássico que amamos. O feedback dos bancos é que você não pode colocar o mundo inteiro em um blockchain.”

 


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com