Durante os séculos XVIII e XIX, as peles de castor eram uma forma de moeda na América do Norte, usada para comprar produtos manufaturados. Os homens envolvidos com o comércio de peles gozavam de alta posição social devido a seus contatos entre culturas e novas riquezas encontradas.

Um pilar de chapéus

Todo o negócio foi alimentado pelo comércio exterior. Os europeus podiam viajar para a América do Norte, comprar peles de castores, depois voltar para casa e obter um retorno de dez vezes sobre o investimento. O motivo foi a alta demanda por chapéus de pele de castor, que não poderia ser abastecida pelo rápido declínio na população de castores na Europa.

Para se ter uma idéia da escala do comércio de chapéus, entre 1700 e 1770, é relatado que mais de 21 milhões de chapéus de castor foram enviados dos portos ingleses. Enquanto nos termos de hoje, este é um pequeno número, é importante perceber que isso aconteceu em uma época em que as pessoas compravam algo e o mantinham até que ele precisasse ser substituído.

Foi em meados do século 19 que o castor foi substituído pela seda, pondo fim ao promissor comércio de peles da época. Aqueles que ficaram com peles neste momento tiveram que oferecer grandes descontos se quisessem alguma chance de vendê-los.

E quando o dinheiro acabou na terra do Egito e na terra de Canaã, vieram todos os egípcios a José, e disseram: Dá-nos pão; por que morreremos na tua presença? porquanto o dinheiro acabou.

Gênesis 47:16

Dinheiro acaba

O ponto deste exemplo é que, no comércio do castor, o dinheiro acabou. O que tornou esse negócio único foi o fato de que nenhuma conversão precisava ocorrer. Pode-se entrar na floresta, prender um castor, esfolar e sair com uma forma de dinheiro.

A criptomoeda não é diferente de uma pele de castor. Há um número finito de moedas, como havia castores. Ambos representam o comércio global de sua época. A maioria que deseja fazer isso pode realizar o trabalho para obter uma pele de castor e uma criptomoeda. Um através da mineração e o outro pelo trapping. À medida que mais pessoas procuram obter algo, o ato de colhê-las se torna mais difícil até que não seja mais possível.

No entanto, as peles de castores eram mais líquidas do que a criptomoeda é hoje. É muito difícil, se não impossível, levar uma carteira digital para uma loja e fazer uma compra. No entanto, em 1790, podia-se fazer exatamente isso com uma pele de castor.

O declínio do mercado de peles de castores deveu-se à sua conexão direta com a moda. Algo que muda com o tempo. A criptomoeda está atualmente ligada ao hype de uma tecnologia nova e brilhante. Ao contrário da moda, mesmo que a tecnologia por trás dela se torne proeminente, a moeda subjacente permanecerá.

Provavelmente, havia preocupações semelhantes quando as notas de papel substituíam as moedas de aço. “O que acontece se chover?”. “Se não for feito de prata, como pode valer alguma coisa?” Poderia ter sido outra preocupação.

Independentemente disso, a sociedade adotou o papel-moeda e só recentemente mudou para transações digitais. Apenas um pequeno percentual de nossa moeda fiduciária é realmente dinheiro impresso. O resto é apenas uns e zeros em algum computador em uma grande farm de dados. Talvez fiat e cripto tenham mais em comum do que a maioria acredita.

Criptomoedas permanecem voláteis, assim como todo o resto

Uma das críticas comuns à criptomoeda é sua volatilidade. O dólar americano foi originalmente avaliado em US $ 20,67 por onça de ouro. Em 1933, durante a Grande Depressão, o valor foi reduzido para US $ 35 por onça de ouro. Então, em 1971, devido às políticas monetárias de Richard Nixon, o dólar caiu para US $ 350 por onça de ouro.

Hoje, o dólar americano vale algo em torno de US $ 1000 por onça de ouro. No entanto, ele não está mais no padrão-ouro, de modo que o número é apenas um preço à vista. Da mesma forma, são necessários aproximadamente US $ 7500 para comprar 1 bitcoin. Onde está a volatilidade? É no bitcoin ou no dólar americano?

A resposta correta é ambas. Há volatilidade em qualquer coisa sujeita a especulação. Seja tulipas ou “bonds”. A natureza exata de um ativo não tem nada a ver com a sua volatilidade, que é uma medida da percepção do público sobre o valor real.

No fechamento, o comércio de peles é um evento interessante na história econômica. Continha elementos bons e ruins, assim como o dólar dos EUA e, muito provavelmente, atendia todos os meios de comércio entre as pessoas. As moedas baseadas em blockchain aprenderão com o passado ou estarão fadadas ao mesmo destino?

Fonte: https://themarketmogul.com/blockchain-fur-trade/

 


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com