Blockchain Notícias

Brasil: Banco Central e CVM Desenvolvem Sistema de Blockchain com Microsoft

A Microsoft está avançando na parceria com o Banco Central do Brasil (Bacen) para implementar um sistema, baseado em blockchain, que facilite a troca de informações entre o órgão financeiro e outras instituições reguladoras. Os detalhes e objetivos do projeto foram publicados na terça-feira (12) no blog da desenvolvedora de software.

A parceria começou na segunda metade de 2017, mas apenas em abril o Bacen implementou definitivamente o serviço baseado em blockchain chamado Pier (Plataforma de Integração de Informações das Entidades Reguladoras), desenvolvido pela Microsoft Azure — setor de dados em nuvem da companhia.

O principal objetivo da parceria é facilitar a integração de informações entre o Banco Central, a Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Hoje em dia, a constante troca de dados entre as entidades é passada por meio de e-mails, papeladas e telefonemas, com baixa eficiência e confiabilidade.

Marcelo Yared, diretor de tecnologia do Bacen, comentou na nota do blog sobre as vantagens do sistema:

Hoje, a requisição é gravada diretamente no Blockchain do Pier, […] podendo ser resolvida de forma quase instantânea. Isso acontece porque cada entidade tem um pedaço dessas informações e o conteúdo é compartilhado conforme o necessário.

Além de uma maior agilidade, trocar papéis e e-mails por uma rede descentralizada e automatizada torna todo o processo mais seguro, auditável e menos sujeito a falhas de controle.

Integração à blockchain do Ethereum

O Pier é baseado no sistema Quorum, desenvolvido pela JP Morgan, integrado à rede de blockchain do Ethereum. A nota também sugere que o sistema de integração abre portas para o uso do blockchain em outros setores públicos, para diferentes propósitos.

Para Yared, a sociedade pode se beneficiar de um governo que use blockchain para compartilhamento e autenticidade de dados. “Queremos oferecer à administração pública um instrumento que pode trazer mais agilidade ao Estado. A ferramenta tem um potencial muito mais amplo, podendo trazer melhorias significativas de eficiência pública.”

 

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião