O CEO da Savedroid, startup na área de fintech da Alemanha, teria desaparecido após o evento de oferta inicial de moeda (ICO, na sigla em inglês) da sua empresa. Segundo o portal alemão Wirtschafts Woche, Yassin Hankir teria desviado todo o dinheiro que a empresa arrecadou durante a sua oferta inicial. O valor seria estimado em US$50 milhões.

As suspeitas de que Hankir tenha fugido aumentaram após ele ter publicado uma foto em seu Twitter, na qual ele aparece de frente à uma praia com uma garrafa de cerveja na mão. A imagem veio acompanhada do título: Obrigado, caras. Para cima e além… #savedroidico. O local onde a imagem foi tirada não foi confirmado.

Outra suspeita de que pode ter acontecido um golpe está na imagem que aparece para os usuários que tentaram acessar o site da ICO da empresa. Ao invés da página, aparece o meme abaixo, retirado do desenho norte-americano South Park.

Alguns veículos e empresas se posicionaram em relação ao suposto golpe. A BitCoin ONE (BTCONE), que se autointitula uma alternativa ao Bitcoin (BTC), postou no Twitter que se a Savedroid se confirmasse uma farsa, eles doariam 100 mil BTCONE para as vítimas. O usuário do YouTube Theo Goodman enviou um vídeo, supostamente gravado no escritório vazio da Savedroid, com uma voz dizendo que ele “não pode realmente confirmar nada”.

Segundo o site Finance Magnates, a Savedroid trouxe um diferencial em relação a maioria das ICOs ao permitir a compra dos tokens através de 56 criptoativos diferentes (a maioria dos projetos costuma aceitar apenas BTC e ETH como formas de pagamento). De acordo com o subreddit / r / savedroid_ico – tópico que parece ser o único canal oficial de comunicação do projeto – o Savedroid teria como objetivo “construir uma interface ao usuário que fará um investimento de criptomoeda tão simples quanto uma conta poupança. Nossa missão é eliminar as barreiras de adoção e tornar as criptomoedas acessíveis para todos!”

Foi através desse tópico que apareceu um post na manhã desta quarta-feira, 18 de abril, o qual dizia que todos os administradores deixaram o grupo da ICO no Telegram. O grupo, que tem mais de 51 mil membros, parece agora ter sido tomado por diferentes golpistas e bots postando listas de números e a frase “vocês não podem se esconder, temam pelas suas vidas”, que foi postada repetidas vezes.


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com