O fundador da ConsenSys e cofundador do Ethereum Joseph Lubin mais uma vez deixou clara sua visão otimista, porém cautelosa, do futuro dos criptoativos. Em uma entrevista para o portal de notícias alemão T3N, Lubin expressou que a tecnologia blockchain pode redefinir o futuro das tecnologias para uma orientação mais amigável ao usuário.

Web 2.0 vs Blockchain/Web 3.0

De acordo com a visão de Lubin, a famosa Web 2.0 – internet utilizada atualmente – concentra-se em proteger os interesses dos provedores de conteúdo e tecnologia. Para Lubin, o atual modelo de negócios considera os consumidores como meros produtos. As tecnologias blockchain representam uma revolução, pois implicam uma mudança filosófica no mundo dos negócios:

“Esses modelos de negócios da Web 2.0 estão efetivamente no controle e, como você sabe, eles nos tratam como um produto. Tentam obter muitas informações sobre nós para que possam cobrar mais pelo seu produto. E eles descobriram maneiras de usar os impulsos evolutivos do homem para que possam nos tornar dependentes de seu sistema, para que possam nos vender mais frequentemente como um produto. A Blockchain, por outro lado, permite uma identidade soberana autodeterminada. Podemos escrever nossa identidade em sistemas blockchain e controlá-la do nosso lado do navegador. A identidade se tornará muito importante na Web 3.0.”

 

Para Lubin, ainda é cedo para falar sobre a possibilidade de implementar aplicações realmente influentes. As tecnologias blockchain ainda não possuem a maturidade necessária para este tipo de desenvolvimento. No entanto, ele enfatizou que é muito possível que esses avanços ocorram em um “futuro não tão distante”:

“Existem alguns projetos nessa direção, mas é extremamente cedo no desenvolvimento da tecnologia. Nós construímos milhares de componentes diferentes, blocos de construção, tokens, protocolos, trocas e ferramentas para identidade e reputação. Em um ponto no futuro não tão distante, quando esses sistemas forem suficientemente escaláveis, poderemos construir uma rede social descentralizada.”

O futuro parece promissor, mas levará algum tempo

Vários especialistas consideraram as tecnologias blockchain como o avanço tecnológico mais importante da história desde o surgimento da Internet, no entanto, para Lubin, é importante notar que, embora tenha levado mais de duas décadas para que a Internet tenha o nível de influência social que tem hoje, as tecnologias blockchain podem demorar mais tempo devido ao seu alto nível de complexidade. De acordo com o Ethereum World News, Lubin destacou que mesmo com o crescimento da tecnologia, ela ainda vai demorar para se estabelecer no mercado mainstream:

“Blockchain está crescendo exponencialmente: existem centenas de projetos que já são práticos para as pessoas. E eles permitirão que as pessoas construam ainda mais coisas que serão práticas. Foi assim que a internet foi desenvolvida. Provavelmente demorará um pouco mais porque é muito mais complicado. Por trabalharmos com questões como o dinheiro digital, o Blockchain penetra mais na sociedade do que na Internet. Tudo será conectado em rede em um Web 3.0.”

Em sua fala, Lubin reforça a discordância que teve com Vitalik Buterin em setembro, após o outro fundador do Ethereum afirmar que não espera um novo crescimento no mercado de criptoativos aos moldes do que houve no ano passado. Lubin, na ocasião, afirmou que ainda vê espaço para crescimento do mercado.

Ethereum melhor do que Bitcoin

A entrevista terminou – como não poderia deixar de ser – com uma pequena alfinetada de Lubin no Bitcoin. Como esperado, o cofundador do Ethereum considera o ETH uma escolha melhor do que o “rei dos criptoativos”. Ele também espera que, no futuro, o valor do ETH seja semelhante ao do Bitcoin:

“(ETH) também é mais barato e mais rápido para transportar valores com ele. É muito melhor que o Bitcoin. Eu suponho que será usado muito mais do que dinheiro… esperávamos que ele se estabilizasse na mesma quantidade e ritmo que o Bitcoin.”

 


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com