Notícias

Comissão da UE: “Não há base para banir mineração de Bitcoin”

A Comissão Europeia (CE), por meio de uma publicação da comissária Mariya Gabriel, que supervisiona a divisão economia e sociedade digital, informou no portal oficial da instituição, no início do mês. A declaração foi  uma resposta a uma pergunta direcionada ao parlamento, que está de olho no aumento do consumo de energia elétrica para a mineração de criptomoedas na União Européia (UE), conforme a CCN.

“A Comissão está ciente das preocupações sobre o crescente consumo de eletricidade decorrente da atividade de mineração das criptomoedas e da tecnologia Blockchain”, afirmou Gabriel.

A comissária lembrou que o consumo de energia elétrica é uma atividade econômica que está sujeita às regras que a UE aplica à eficiência energética, ao setor de energia e às emissões de gases de efeito estufa. Mesmo assim argumentou que era preciso haver diálogo, pois ainda não existe uma base jurídica para prevenir ou limitar a energia consumida no bloco econômico europeu, independente da atividade.

Atividade legal

O comitê descartou a possibilidade de rastrear a mineração de criptomoedas porque não é uma atividade ilegal. No entanto, o grupo estará acompanhando a movimentação conforme informações periódicas da procura e do consumo.

“É importante, também, fixarmos a ideia de que muitas aplicações promissoras dessas novas tecnologias não possuem grande necessidade de poder de processamento”, escreveu Mariya.

A questão da energia elétrica é um assunto muito abordado desde que o Bitcoin se popularizou e os pontos de mineração aumentaram substancialmente. No início deste ano a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, disse, como relatado pela CCN, que a mineração de Bitcoin é muito intensiva no gasto de energia, mas que, mesmo antes dessa nova atividade surgir, já havia uma grande preocupação com a demanda de eletricidade pela Indústria, considerando vários alarmes dados por analistas e ambientalistas.

A Comissão Europeia é responsável por aplicar as decisões do Parlamento. Em resposta a um mandato do Parlamento Europeu anunciou, no ano passado, planos para estabelecer um Observatório Blockchain da UE, que além de mirante terá um fórum que vai coletar informações sobre a tecnologia.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

  

Deixe sua opinião