Blockchain Notícias

Como a blockchain é diferente de uma base de dados?

“Como a blockchain é diferente de uma base de dados?” é uma pergunta que frequentemente aparece, sendo uma questão importante.

Na sua típica base de dados no Excel uma pessoa acrescenta os dados. Essa pessoa pode até compartilha-la com outras pessoas que podem adicionar, editar ou deletar dados.

E essa é uma das maiores diferenças entre a blockchain e a base de dados: partes diferentes podem criar, ler, atualizar e deletar em uma base de dados. Numa blockchain, por outro lado, os dados só podem ser escritos em um bloco, não podem ser atualizados ou deletados. A blockchain é, como se diz, imutável. E, dependendo se você está trabalhando numa blockchain pública ou privada, todos podem (ou não) ler os dados nela.

Vamos a um exemplo:

Vamos dizer que uma pessoa compre um pacote em Nairobi. Enquanto ela negocia, ela combina a data da entrega e ambas as partes concordam com vários dados. A data da retirada do pacote, o horário da retirada, a forma de garantir que o pacote foi retirado, o preço de toda a transação, etc. Os dados são registrados e os pagamentos são processados pelo serviço.

Muitas dessas coisas podem ser feitas com uma base de dados, mas há coisas que ela não conseguiria fazer: um banco de dados não pode manter o registro de todas as coisas combinadas sob determinados parâmetros. Uma base de dados não pode garantir que não foi modificada de maneira nenhuma, não pode existir em uma rede distribuída que garante segurança e veracidade aos fatos, não pode existir ao longo de uma cadeia de transações longas criptografadas com números de hash para aumentar a segurança. E se a base de dados não pode ser confiada ou permanecer imutável, como garantir a prestação de serviço pela qual os pagamentos foram feitos?

Esse não é um argumento de que a blockchain é superior à base de dados. Isso seria como dizer que um martelo é superior a uma chave de fenda. São ferramentas diferentes. Às vezes você vai precisar de um martelo e às vezes de uma chave de fenda. Às vezes tudo o que você vai precisar é uma base de dados, outras vezes você precisará de uma blockchain.

(Randall Mardus – texto adaptado)

Fonte: medium.com/

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

 

Deixe sua opinião