Mineração Notícias

Como calcular o rendimento da mineração usando a ferramenta Whattomine

Whattomine é uma calculadora de rendimento de mineração e, entre outras informações, mostra em tempo real qual moeda está mais rentável de acordo com seu hashrate (velocidade de mineração). Além disso, ela permite calcular o seu custo de energia elétrica e também possui um banco de dados com o hashrate das placas de vídeo mais comuns neste mercado. Existe outros sites para calcular exatamente como a whattomine, porém são menos conhecidos.

Como utilizar

1 – Acesse o site whattomine.com. Algo semelhante à esta tela será exibido:

2 – O site já vem na aba GPU e pré configurado para simular 3 RX480, conforme imagem acima. Você deve preencher o campo superior com a(s) GPU(s) que você possui*:


*Neste exemplo, estamos supondo que o usuário tem 1 placa RX570 e 1 placa GTX 1060.

NOTA1 – Apenas digitar o número de GPU(s) não ativa o hashrate da mesma na calculadora, sendo necessário clicar no nome da placa para que o botão fique ativo. Repare que ao lado da RX480, que inicialmente estava ativo, possui o número 3, mas como o nome “480” está em cinza ela está desabilitada, ao contrário da RX570 e GTX1060 que estão coloridos.

NOTA2 – Ao acionar o nome da placa Geforce, o botão fica verde e as placas AMD o botão fica vermelho. Em geral opta-se por calcular em separado placas AMD e Nvidia pois elas costumam se destacar em algorítimos (moedas) diferentes.

NOTA3 – Os valores de hashrate que o site preenche são valores aproximados de acordo com os overclocks e modificações mais comuns, caso o seu hardware apresente diferença dos valores, você pode alterar manualmente as velocidades preenchidas.

3 – Após preencher os dados das GPUs, as velocidades de cada algoritmo serão preenchidos automaticamente. Nesta parte, devemos inserir o custo de energia elétrica em dólares* e clicar em “calculate”, conforme mostra abaixo:

Whattomine - Hardware

*O custo de energia varia em cada cidade e você deve verificar na sua fatura mensal. Após obter o valor do kW/h você deve dividir pelo valor da cotação do dólar. Vamos supor que o custo de energia seja de R$0,70 o kW/h na sua cidade. Dividindo pela cotação do dólar de hoje ($3,20) ficaria 0,70/3,20=0,21875. Este é o valor que você deve inserir, lembrando que o site utiliza “.” e não “,” para casa decimal, logo insira 0.21875.

4 – Depois de calculado o valor, podemos descer até a parte onde aparecem as moedas e seu rendimento diário, conforme o exemplo, ficou assim no dia de hoje (22/01/2018):

Whattomine - Rendimento

Significado dos campos

Name(Tag): Nome da moeda e seu código alfabético

Algorithm: Algoritmo cryptográfico utilizado pela blockchain da moeda (está relacionado com a velocidade que sua placa vai minerar e consumo de acordo com a tabela anterior e também o software a ser utilizado).

Block Time: Hora que o último bloco foi encontrado;

Block Reward: Quantidade de moedas entregue pelo último bloco;

Last Block: Número do último bloco minerado registrado na blockchain da moeda;

Difficulty: Dificuldade da rede da moeda (relacionado com a quantidade de mineradores) e hashpower total da rede;

NetHash: Indica o total de hashpower da rede da moeda, somando o poder de mineração de todos os mineradores (relacionado com a dificuldade). Este indicador vem seguido de um valor percentual que indica o quanto a a dificuldade aumentou (valores positivos) ou diminuiu (valores negativos) nas últimas 24h;

Est. Rewards: Recompensa estimada na moeda minerada considerando a dificuldade atual;

Est. Rewards 24h: Recompensa estimada na moeda minerada considerando a média das últimas 24h;

Exchange Rate: Taxa de conversão da moeda em relacão ao Bitcoin (quantos BTC 1 unidade da moeda vale)

Market Cap Volume: Volume total de mercado da moeda (soma do valor de todas as moedas já mineradas) em Dólares e em BTC;

Rev. BTC/Rev. 24h : Valor da recompensa convertido em BTC (baseado no Est. Rewards/24h);

Rev. $ / Profit: : Receita bruta em USD e lucros descontando o custo de energia;

Profitability Current | 24h

3 days | 7 days: Rentabilidade relativa ao valor do Ethereum que é considerada a moeda “padrão” de mineração nos prazos de 24h, 3 dias e 1 semana.

***Eventualmente a API do site não atualiza corretamente estas informações.***

E vale lembrar que apostar sempre na moeda do topo não significa garantia de lucro. Pois o site calcula o que seria bom para aquele momento, o que faz muita gente ir para aquela moeda aumentando sua dificuldade e consequentemente fazendo com que seu rendimento caia.

Por isso, é sempre indicado buscar moedas alternativas e eventualmente até moedas que não apareçam na calculadora.
Exemplos de moedas diferenciadas que estão frequentemente na lista das top podem ser encontradas em pools nacionais como https://pools.reidocoin.com.br ou https://pools.altpools.com. Muitas das moedas em pools pelo mundo não constam em calculadora.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

  

Deixe sua opinião