Ferramentas Notícias

Como Criar uma Estratégia de Trading com Bitcoin

“Poderia me dizer, por favor, que caminho devo tomar para sair daqui?” – disse Alice

“Isso depende bastante de onde você quer chegar”, disse o Gato.

“O lugar não importa muito…”, disse Alice.

“Então não importa o caminho que você vai tomar”, disse o Gato.

 

 

Agora que você está mais familiarizado com os aspectos psicológicos do trading (parte 1 desta série), bem como tem em mente a importância do conceito de investimento de curto e longo prazo (veja aqui a parte 2), hoje compartilho com o modo mais eficaz que consegui aprender para criar uma estratégia de investimentos. Lembre-se que você não está nesse jogo para ficar apenas alguns dias ou para enriquecer rápido. Todos nós gostaríamos disso, mas pouquíssimos o farão. Logo, vamos focar na parte prática, com maior probabilidade de sucesso.

Quando o assunto é estratégia de trading, quase todo mundo tem um palpite (até quem não entende nada de trading) e rapidamente se formam teorias sobre o assunto. Algumas são bem simples, como comprar na baixa e vender na alta (apenas não te contam que é bem difícil), e outras mais conspiratórias como baleias ou tubarões que querem tirar todo o dinheiro do cardume de sardinhas – como se o Goldman Sachs ou um gigante fundo de pensões se importassem com algumas centenas de reais.

O problema da teoria é que ela nunca está certa. Como assim?

Após ler alguns trabalhos de Sir Karl Raimund Popper — um dos maiores filósofos da história da ciência — e muito tempo pensando, dizemos que uma teoria pode ser considerada uma teoria se ela já foi testada e refutada ou se ainda não é sabido se ela está errada.

Um mais atento já conclui o que eu mencionei no subtítulo: uma teoria nunca está certa? Sim, exatamente. Lembremos aqui da lógica do cisne negro (livro de Nassim Nicholas Taleb, uma grande obra). Uma teoria nunca estará certa porque nunca saberemos se todos os cisnes são brancos e não podemos induzir que todos o são porque fizemos uma análise histórica e nunca vimos um cisne negro até então. Está seguindo o raciocínio?

O que você precisa então é de uma estratégia (e aqui vem na mente a cena do primeiro filme do Tropa de Elite). E como ter ou montar a minha estratégia?

O primeiro passo é saber onde você quer chegar. Lendo assim soa como uma frase qualquer de um livro de autoajuda. Mas isto está certo. Se você não sabe para onde ir, tanto faz o caminho que vai tomar.

Então vamos entender os passos para você escolher onde ir.

Se especialize em um ativo

Não sei a sua opinião, mas eu sou contra a diversificação. Mais uma vez cito Warren Buffet – diversificação é a proteção contra a ignorância. Você deve entender todas as minúcias do ativo que está pensando em fazer trade. Quais são os fatores macro que fazem o Bitcoin cair ou subir? O que acontece se uma nova regulamentação chegar? Qual é a tendência? Quais são as estatísticas do BTC? Qual é a taxa de acerto do meu sistema? Qual o lucro médio? Qual é a perda média? Qual o retorno no mês ou ano passado?

Imagine responder a todas essas perguntas (e muitas outras) para 2, 3 ou até mesmo 10 ativos? Simplesmente não há tempo para fazer tudo isso para todos os ativos mesmo que você seja trader em tempo integral.

O mercado sempre está indo para algum lugar

Parece estranho no começo, mas tem mercado quase todo dia. No caso das criptomoedas é 24/7. E por que estou dizendo isso? Por dois motivos: primeiro é para te acalmar na crise de ansiedade ou abstinência do trade. Se não deu nada certo hoje, amanhã tem mercado novamente. O segundo ponto é: já pensou que muitas vezes no rompimento da máxima de um candle ou no rompimento da mínima, o mercado continua para aquela direção? A primeira estratégia que você pode tentar é essa, chamada de Estratégia da Barra anterior.

O gráfico abaixo mostra como teria sido o retorno teórico desta estratégia para o BTC/USD operando diariamente desde fevereiro de 2017 até fevereiro de 2018.

Seriam US$ 408 de retorno fazendo trades com 0.10 BTCs. Te garanto que esta é uma estratégia mais simples e mais lucrativa que muitas coisas mirabolantes que existem por aí.

Mantenha as coisas simples

Esta frase é atribuída a Kelly Johnson, engenheiro-chefe da marinha dos Estados Unidos. E o que isso importa? Genialidade é a capacidade de tornar algo complicado em algo útil e simples. E esta capacidade pode ser aplicada desde a física quântica até a nossa rotina. A solução para diversos problemas é mais simples do que imaginamos. A nossa arte em querer complicar as coisas ou achar que quanto mais complicado melhor apenas dificulta tudo, ao invés de ajudar.

A verdade é manter as coisas simples exige confiança e humildade. Todos nós podemos nos beneficiar se pudermos reconhecer que não precisamos falar como um super-gênio para ser visto como inteligente. Existe uma tremenda genialidade em nossa capacidade de manter tudo simples. Nunca se esqueça de que muitos dos problemas mais difíceis do mundo foram resolvidos com as soluções mais simples. Mas para isso muitas aparências teriam que cair e isto não é uma tarefa nada fácil. Inclusive no trading.

Mantenha um diário de trades

Quem quiser levar a sério a ideia de ser trader, deve estar atento à disciplina e ao controle das emoções. Um elemento que ajuda muito neste contexto é manter um diário do seus trades. Isso mesmo! Por mais incrível que possa parecer, manter um diário de todas as operações que você faz vai te ajudar a:

monitorar sua performance e a execução do seu plano de trading;
manter o foco e se aprimorar;
controlar a única coisa que pode ser controlada: Você mesmo!

Para ajudar nesta empreitada, disponibilizo para download uma planilha que pode te ajudar a começar o seu diário. Faça o download da sua planilha aqui.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião