As contas bancárias, da forma como as conhecemos, podem desaparecer em apenas cinco anos. A previsão é de Marcus Schenck, um dos mais altos executivos do Deutsche Bank, umas das mais importantes instituições financeiras da Alemanha.

A declaração foi dada durante o Bloomberg’s European Capital Markets Forum, segundo reportagem da Business Insider. Schenck, que é co-head das áreas corporativa e de banco de investimento da instituição alemã, declarou que uma recente viagem à China abriu seus olhos para a disrupção que as novas tecnologias podem provocar no varejo bancário.

Perguntado por um membro da plateia como ele e outros membros do painel — o CEO do Barclays, Jes Staley, e o presidente geral da Societe, Lorenzo Bini Smaghi — estavam se preparando para a ruptura tecnológica, Schenck contou uma história sobre visitar uma empresa de fabricação de chips de computador.

“Na semana anterior, eu estava na China e vi uma empresa que está produzindo microchips que são usados ​​para mineração de Bitcoin ou qualquer tipo de tecnologia blockchain“, disse ele. “Há uma tese de que em algum momento em 5, 10, 15, 20 anos, quem sabe, as contas irão desaparecer e serão substituídas”, sentenciou. O cenário, disse Schenck, indica que as instituições financeiras precisam monitorar o que está acontecendo.

Armazenamento digital sem contas bancárias

O argumento do executivo diz respeito à criação de carteiras individuais para criptomoedas — nas quais as pessoas podem armazenar seu dinheiro digitalmente, mas sem a necessidade de um terceiro como um banco.

“A tecnologia está impactando os diferentes negócios em que estamos operando”, disse Schenck, observando que no banco de varejo “há uma evolução normal completamente nova”. Na sua avaliação, “a grande maioria das atividades caminha para a interação cada vez mais eletrônica com os clientes”.

Além de mudar a forma como os próprios bancos operam, os avanços tecnológicos no setor financeiro também estão mudando as habilidades que as pessoas precisam ter para trabalhar no setor: “Não acho que estamos longe de dizer que quem quer trabalhar em um banco, é melhor falar inglês e ser capaz de codificar”, disse Schenck. “Ser capaz de codificar, penso eu, será tão relevante quanto ser capaz de falar inglês.”


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com