Notícias

Criptomoedas Ameaçam Estabilidade Financeira, Diz Membro do Fed

As moedas digitais podem representar uma ameaça para a estabilidade financeira à medida que ganham popularidade, disse o vice-presidente de supervisão do Fed, o Banco Central Americano, Randal Quarles.

Falando na Conferência de Estabilidade Financeira e Fintech de 2017 na quinta-feira, Quarles alertou contra o aumento das criptomoedas, dizendo que as moedas descentralizadas privadas poderiam ter “efeitos de propagação” no sistema financeiro se crescerem demais.

A sua volatilidade e o fato de que elas não são apoiadas por nenhuma instituição ou recursos físicos, tornam-se difíceis de controlar, o que significa que não está claro o que aconteceria em uma situação de emergência, disse ele.

Durante seu discurso, ele disse:

“O gerenciamento de riscos pode atuar como mitigante, mas se o recurso central em um sistema de pagamento não puder ser reembolsado de forma previsível pelo dólar norte-americano a uma taxa de câmbio estável em tempos de adversidade, o risco de preço resultante e o potencial risco de liquidez e crédito representam um grande desafio para o sistema “.

Enquanto Quarles advertiu contra moedas digitais, ele explicou que a nota de cautela refletia uma falta de compreensão sobre como eles reagiriam a tempos de adversidade, dizendo “não está claro … se o sistema de pagamento poderia funcionar, em tempos de estresse.”

Fed estaria pensando em uma moeda digital?

Ele também sugeriu “extensas revisões e consultas” antes de qualquer banco central emita sua própria criptomoeda local, especialmente em países onde o dinheiro é usado de forma proeminente.

A divulgação de tais moedas com muita rapidez também poderia assustar os moradores e levar a uma queda na atividade econômica, advertiu Quarles. E a implantação de “tecnologia não comprovada” poderia potencialmente causar outros problemas.

Enquanto Quarles tem cuidado ao usar criptomoedas como qualquer tipo de sistema monetário federal, ele apoia a ideia de usar as moedas digitais como ferramentas “seguras de propósito limitado” para processos de liquidação.

Ele recomendou novas pesquisas sobre criptomoedas para estabelecer novos usos de caso.

 

BitcoinTrade

A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

Fonte:Portal do BTC

Deixe sua opinião