Tratar de criptomoedas com cautela no cenário interno, mas com ousadia no âmbito internacional. Assim pode ser resumida a relação da Rússia com o tema.

O capitulo mais recente dessa novela foi destacado pelo portal CCN, a partir de declarações do presidente reeleito, Vladimir Putin, a um programa anual na TV russa, no qual responde perguntas de cidadãos. Algumas das questões se referiam justamente a uma possível adoção das criptomoedas por Moscou.

Putin admitiu que as moedas digitais são um fenômeno global, mas reforçou a visão do Banco Central do país, que é contrário à sua adoção.

“Na maioria dos países, a criptomoeda não significa uma solução. O Banco Central da Federação Russa acredita que as criptomoedas não podem ser um meio de pagamento, liquidação ou reserva de valor. Essas moedas não são garantidas por nada”, disse o presidente.

A cautela expressa por Putin se estende à mineração das criptomoedas, uma operação que demanda grande quantidade de energia para alimentar as máquinas responsáveis por essa tarefa. “Não é regulado por nós, mas trataremos com cuidado”.

Cautela interna, ousadia externa

As restrições citadas por Putin não são unanimidade na Rússia. Ministros e outras autoridades – incluindo o próprio presidente – já fizeram recentemente declarações públicas simpáticas às criptomoedas e que acenam para uma possível regulamentação no futuro.

A Rússia também é um terreno fértil para a mineração de criptomoedas, que é vista como uma alternativa às dificuldades econômicas vividas pelo país.

No âmbito externo, essa cautela russa é definitivamente colocada de lado. Durante o programa na TV russa, Putin insinuou a possibilidade de usar a tecnologia blockchain para “evitar restrições nas finanças e no comércio global”, em uma referência às sanções impostas à Rússia por Estados Unidos e outros países aliados de Washington.

O uso do blockchain já é estudado internamente na Rússia para sistemas de pagamento e de registro de propriedades.

 


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com