Notícias

Estudo diz que Criptomoeda Tether Manipulou Preço do Bitcoin

Uma manipulação de preços pode ter sido responsável por pelo menos metade do aumento no preço do Bitcoin e outras grandes criptomoedas no ano passado, de acordo com um estudo divulgado na quarta-feira (13) por um acadêmico com histórico de fraude nos mercados financeiros.

John Griffin e Amin Shams, da Universidade do Texas, no Departamento de Finanças de Austin, publicaram um estudo ligando a criptomoeda estável Tether ao aumento de preços do bitcoin durante o ano de 2017.

O estudo publicado afirma que os pesquisadores usaram algoritmos para analisar os dados do blockchain e descobriram que as compras com tether são feitas após as desacelerações do mercado e resultam em aumentos consideráveis ​​nos preços do bitcoin.

Isso produziu uma ligação clara entre a impressão de novos tokens tether e os aumentos de preço do bitcoin após grandes quedas no preço. De acordo com a Coindesk, o estudo afirma:

“Ao mapear os blockchains do bitcoin e tether, podemos estabelecer que as entidades associadas à Bitfinex usam tether para comprar bitcoin quando os preços estão caindo. Tais atividades de suporte de preços são bem-sucedidas, pois os preços do Bitcoin sobem após os períodos de intervenção. Esses efeitos estão presentes somente após períodos negativos e após a impressão de Tethers.”

Suspeita antiga e resposta do mercado

Tether está sob suspeita desde o final do ano passado, depois que repetidas emissões de moedas no mercado tiveram um efeito imediato sobre os preços do Bitcoin.

O New York Times foi o primeiro a relatar o estudo e disse que era uma forte indicação de possível manipulação e exigiria mais investigações.

O Bitcoin caiu 2% logo após a publicação do artigo e atualmente é negociado em US$ 6.275 e se aproxima do menor preço de 2018.

No Brasil, de acordo com o IPB, a cotação do Bitcoin opera em queda de -4,5% e já é negociado abaixo dos R$ 25.000.

 

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião