Ainda que criptoativos como o bitcoin ou o ether ainda não apresentem riscos à estabilidade do sistema financeiro no momento, o Financial Stability Board (FSB), responsável pela coordenação da regulação do mercado financeiro nos países do G-20, publicou uma estrutura de vigilância sobre esses ativos, como forma de monitorar riscos.

A alta volatilidade nos preços de criptomoedas fizeram com que bancos centrais por todo o mundo alertassem os investidores sobre perigos de que todo o dinheiro investido poderia se perder, tendo em vista que ainda não se esclareceu se alguma regra aplicável ao mercado financeiro se aplica aos criptoativos ou se alguma entidade reguladora é de fato competente para supervisionar essas tecnologias.

Um dos grandes gatilhos dessa política foi o lançamento de ICOs por várias startups – o que fez crescer a preocupação sobre a segurança do investidor. O objetivo do FSB é identificar potenciais riscos sistêmicos cedo o bastante para que danos sejam evitados.

Ainda segundo autoridades do FSB, o foco dessa regulação é no efeito que os criptoativos podem ter em outros setores do mercado, como instituições financeiras tradicionais. Medições como a exposição de bancos a mercados de criptoativos são critérios usados por esse novo quadro, para que se identifique a dimensão desses potenciais riscos.

O FSB admitiu, no entanto, que seu acesso a dados suficientes para monitorar esses riscos ainda é limitado, já que o mercado de criptoativos é ainda muito fragmentado e opaco.
Medidas formais como essa já são discutidas pelo G-20 desde março deste ano, mês em que foi firmado um compromisso por países membros como a França para monitorar esse novo setor do mercado.

Essa nova regulamentação do FSB ainda inclui outros produtos do mercado financeiro ligados a criptoativos, como alguns derivativos de bitcoin.
A preocupação da autoridade regulatória vai além de riscos ao sistema financeiro, chegando à proteção de dados de usuários, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.
Segundo o FSB, o Comitê da Basileia já está conduzindo análises preliminares da exposição de bancos aos criptoativos.


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com