Notícias

Jovens Inovadores: Ligas de Mercado Financeiro

Provavelmente não existem estatísticas oficiais sobre o assunto, mas cada vez mais universitários estão demonstrando interesse pelo mercado financeiro e de capitais. No mercado de capitais, a relação entre crédito privado e PIB evoluiu de 30% para 50% em pouco mais de uma década. Enquanto o Brasil cresce a pouco mais de 3% ao ano, o setor bancário registra aumentos de lucro na casa dos dois dígitos. Os jovens percebem que essa é uma excelente oportunidade de carreira e crescimento.

Um dos sinais dessa preferência é a criação de novos Clubes e Ligas de Mercado Financeiro nas faculdades. A possibilidade de unir a teoria à prática, além do diferencial no currículo, são motivações importantes. Os estudantes se organizam de forma hierárquica, como em uma empresa. A cada período, a gestão é passada para os novos membros. O esquema permite o aumento de experiência a cada geração, e aqueles que no futuro forem para o mercado financeiro terão como referência sua antiga liga.

Há várias abordagens possíveis para aproximar os estudantes do mercado, e a melhor maneira de vermos isso é conhecendo melhor alguns desses grupos.

Blockchain Insper

Primeira instituição universitária com foco em blockchain. O objetivo é pesquisar a tecnologia e fazer a ponte entre o mercado e as universidades. Já têm parcerias com várias empresas como MAR Ventures ou Mosaico Digital Assets.

Poli Finance

As atividades da Poli Finance são variadas. Promove cursos para outros membros da faculdade, além de realizar eventos como o “Finance Talk”, um evento de recrutamento. Os membros contam com grupo de estudos, coaching e treinamentos especializados. Além disso, participam em competições, tendo alcançado primeiro lugar nas prestigiadas BTG Pactual Expericence e Constellation Challenge.

Liga da FEA-USP

Também com externo e interno. Seus grupos de estudo estão abertos a alunos de qualquer faculdade, instituição ou curso – o único requisito é interesse no assunto. Além de capacitar seus membros, possuem um movimentado blog, distribuindo conhecimento para a comunidade. O evento Mercado por Elas teve como foco dar mais destaque às mulheres do mercado financeiro – quatro convidadas discutiram a conjuntura econômica atual e o mercado como um todo.

CJE – FGV

A CJE tem uma abordagem diferente. Além do grupo de estudos e treinamento para participantes, a CJE realiza consultorias in-company de longo prazo. Seus consultores são alocados dentro da empresa, desenvolvendo projetos em conjunto com os funcionários. Também realizam a consultorias pontuais, que vão desde análise de finanças até valuation.

Centro de Estudos – Faculdade de Direito USP

O Centro de Estudos do Mercado Financeiro e de Capitais (CEM) tem como objetivo aproximar os estudantes de Direito do mercado financeiro. Seu ciclo básico expõe os participantes a conceitos jurídicos, contábeis e à matemática financeira. O ciclo avançado se reúne discute assuntos mais profundos e atuais. Além de grupos de estudos, organizam eventos para a comunidade jurídica, como a recente exposição sobre regulatory sandbox. Também realizam pesquisas acadêmicas – o tema atual são os crimes do mercado de capitais.

Clube de Mercado Financeiro da USP Ribeirão Preto

Fundado em 2009, é composto de alunos da Faculdade de Economia e Administração. Seu projeto Pé de Meia oferece educação financeira gratuita, e já beneficiou mais de 5 mil pessoas. O tamanho do sucesso fez com que criassem o Na Ponta do Lápis, para ajudar famílias endividadas. Além dos programas práticos, contam com grupo de estudos organizado por professores e profissionais da área, que se reúne quinzenalmente.

Com o objetivo de coordenar o trabalho de tantas instituições foi criado o Conselho Nacional das Ligas de Mercado Financeiro. O CNLMF estimula atividades como competições, eventos e treinamentos. Também realiza a Conferência das Ligas, uma oportunidade de estudantes interessados em mercado financeiro se conhecerem antes do ingresso no mercado de trabalho.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião