Notícias

Papel do Bitcoin em um Mundo Centralizado de Acordo com Economistas do Fed de NY

Durante uma série de perguntas e respostas publicada no site do Fed de Nova York, dois economistas da instituição, Michael Lee e Antoine Martin, questionaram a utilidade do bitcoin, argumentando que nunca será tão fácil de usar quanto o atual sistema fiduciário apoiado por bancos centrais, apontando para uma série de preocupações, sendo uma delas a confiança.

E, em seu argumento, os economistas do Fed de Nova York parecem assumir que o bitcoin veio para competir diretamente com o dinheiro fiat, dando o argumento favorável de confiança e conveniência ao dinheiro fiat centralizado.

Os economistas dizem:

“Se vivêssemos em um mundo distópico sem confiança, o bitcoin poderia dominar os métodos de pagamento existentes. Mas atualmente, onde as pessoas tendem a confiar nas instituições financeiras para lidar com pagamentos e bancos centrais para manter o valor do dinheiro, parece improvável que o bitcoin possa ser tão conveniente quanto os meios de pagamento existentes”.

Binance

E, embora não seja incomum para os economistas fazerem comparações entre criptomoedas e os mercados tradicionais de um sistema centralizado, o argumento não explica a façanha impossível que o bitcoin conseguiu alcançar até agora, chegando a US$ 150 bilhões em valor de mercado.

Confiança

A confiança, eles dizem, é o que faz com que o sistema monetário centralizado funcione. Desde escrever cheques até cartões de crédito e débito. Tudo precisa de confiança no banco central.

Validação

Eles também questionam a validação do sistema das criptomoedas, argumentando que “todos na rede bitcoin poderiam ser escolhidos, essencialmente ao acaso, para validar transações recentes”. Mas eles falham em mencionar que um invasor deve ter 51% de hashpower de uma rede para alterar transações.

O Futuro

Eles admitem que uma adoção mais ampla do bitcoin pode levar a um aumento do seu valor, mesmo fazendo uma comparação com o dólar dos EUA, que não é mais respaldado por qualquer commodity. Aliás, os economistas afirmam que as criptomoedas resolvem o problema em torno de “fazer pagamentos em um ambiente sem confiança”. O problema com isso, eles dizem, é que eles não têm certeza de que seja um problema que valha a pena resolver.

Mas eles não conseguem apontar os benefícios dos pagamentos de moedas digitais, incluindo a remessa de pagamentos entre trabalhadores migrantes para suas famílias em regiões não bancarizadas do mundo ou o despertar da tecnologia blockchain que sustenta o bitcoin, que está transformando os negócios conforme o conhecemos.

Claro que há volatilidade e alguns possíveis outros defeitos, mas o bitcoin em sua essência é uma moeda digital descentralizada, o que significa que nunca foi concebido para funcionar dentro dos limites de um sistema centralizado. Por essa razão, bitcoin e altcoins continuarão a frustrar muitos banqueiros centrais.

Leia Também: Coincheck: duas pessoas tentaram trocar os NEM marcados por Bitcoin e Litecoin

 

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião