Notícias

Parlamento Europeu: sim para moedas digitais, não para as criptomoedas

A Comissão de Assuntos Econômicos e Monetários do Parlamento Europeu publicou hoje o relatório “Virtual Currencies, Monetary Dialogue“, no qual defendeu as moedas digitais, mas não criptomoedas. Moedas digitais, para eles, são aquelas que estão localizadas em um computador. As criptomoedas, por outro lado, dependem de criptografia para que as transações sejam realizadas.

O principal problema citado pelo relatório é também um dos mais citados: escalabilidade. O Bitcoin não conseguiria absorver nem uma pequena fração do volume de transações que acontecem no sistema econômico tradicional. Mark Carney, presidente do Banco da Inglaterra, já tinha afirmado que não acreditava no Bitcoin como uma moeda mundial. Por outro lado, Jack Dorsey, CEO do Twitter, acredita que o Bitcoin pode se tornar a única moeda global em 10 anos.
De acordo com o relatório, as criptomoedas são muito mais adequadas para especulação financeira do que como uma moeda de pagamento, e não são baseadas em nenhum lastro. A grande volatilidade das criptomoedas significa chance de grandes ganhos e perdas, o que atrai investidores com grande capital a grande apetite por risco, o que aumenta ainda mais a volatilidade.

O relatório do Parlamento Europeu explorou a Central Bank Digital Currencies (CBDC), que permitiriam ao público o acesso direito a depósitos no Banco Central. A instituição garantiria a conversão dessas moedas digitais à taxa de 1:1, garantindo o mesmo nível de estabilidade da moeda oficial. Isso traria alguns problemas de depósitos para os bancos.
Na União Européia, quase 80% do suprimento de dinheiro é em depósitos à vista. Caso o Banco Central lançasse uma CBDC que seja segura e rápida, existe o risco de que as pessoas prefiram manter suas contas diretamente com o BC. Isso mudaria o modelo fundamental de negócios dos bancos.

Marco Antongiovanni é Analista de Mercado de Criptomoedas no Mercado Bitcoin. Formado em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e cursando Direito na USP. Entusiasta das criptomoedas e hodler desde 2014.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião