Se na terça-feira, 17 de julho, o mercado de criptomoedas viu diversas notícias positivas e animadoras, provavelmente influenciando para que o seu preço saltasse quase US$1 mil em um único dia, o dia seguinte foi o dia dos “pessimistas” darem as caras. Mais especificamente Jerome Powell, presidente do Sistema Federal de Reservas dos Estados Unidos (Federal Reserve – FED, na sigla em inglês).

Conforme reportado pelo Minha moeda virtual, o congressos dos EUA se reuniu nesta última quarta-feira, 18 de junho, em uma audiência voltada para o que eles chamaram de “O Futuro do Dinheiro” que tinha como foco discutir o papel das moedas digitais no sistema financeiro.

Durante sua apresentação, Powell disse ao Congresso que as criptomoedas apresentam graves riscos para os investidores.

Ao falar sobre a alta do Bitcoin, uma conversa provavelmente instigada pelo que aconteceu na terça-feira, Powell disse que “investidores pouco sofisticados” vão inundar o mercado sempre que o ativo digital subir de preço, causando fortes movimentos de alta – e assume que isso pode ser um fato positivo. “Eu vou comprar isso”, afirmou. No entanto, de acordo com Powell,“não há promessa de que isso vá ocorrer”.

Apesar da popularidade da indústria do Bitcoin, que começou a ganhar o interesse da comunidade mainstream em 2017, Powell acredita que as criptomoedas não são moedas de verdade – e ele não teme que os membros do Congresso saibam disso.

“Como as criptomoedas não têm valor intrínseco”, Powell explicou, “elas não são moedas reais”. E aqui é onde Jerome Powell demonstra não ter um argumento tão forte.

Embora seja verdade que existem muitos investidores ingênuos no setor, principalmente devido ao fato da indústria ainda estar em uma fase de “faça você mesmo” (algo que parece que a CFA está tentando mudar ao adicionar criptomoedas em seu exame), Powell afirma que as criptomoedas não têm valor intrínseco, o que é verdade. Mas, e há um mas, isso não é tão ruim quanto parece. Por quê? Bem, porque nada tem valor intrínseco: valor é algo subjetivo. Então, sim, criptomoedas podem não ter esse valor, mas isso ocorre porque nada tem valor intrínseco – e nisso se inclui o ouro, por exemplo.

Mas será que Powell está de todo errado? Quanto aos pensamentos de Powell sobre o valor, pode-se argumentar que sim. No entanto, é preciso admitir o fato de que o setor, embora tenha crescido bastante, poderia ser mais profissionalizado. Até mesmo o CEO da Dash Pay disse no mês passado que há uma “falta de maturidade nos negócios” no setor.

À medida que o mercado se inclina para estudar melhor os ativos digitais, tanto em termos de negociação quanto em aspectos educacionais, as palavras de Powell sobre a “imaturidade do mercado” podem, lentamente, transformar-se em expressões do passado.


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com