Notícias

Presidente do FMI reconhece benefícios das criptomoedas

A presidente do FMI, Christine Lagarde, se mostrou animada quanto às possibilidades das criptomoedas em uma publicação no blog do FMI.

A postagem

Para ela, “um olhar crítico para as criptomoedas não deve levar nem à condenação nem à euforia”. Isso por que há um mês Lagarde publicou um outro artigo, analisando os pontos negativos das criptos e como elas poderiam ser usadas para lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Foram destacados 4 principais benefícios das criptomoedas:

(i) possibilitam transações rápidas e baratas, sem as inconveniências do papel moeda;
(ii) o blockchain – tecnologia por trás das criptos – pode tornar os mercados mais eficientes;
(iii) possibilidade de representar qualquer ativo via tokens, não apenas dinheiro;
(iv) aumentar a confiança nos mercados, o que eleva o investimento;

O FMI usou uma justificativa parecida com a do Banco Central do Brasil para não regular as criptomoedas: elas não são grandes o suficiente. Contudo, os órgão reguladores devem ficar vigilantes. Criptomoedas podem causar risco financeiro pela possibilidade de alavancagem e facilidade de transmissão de choques econômicos. Também podem acabar com a política monetária de um país, que é uma das forma que um Banco Central tem de conduzir a economia.

A declaração dela é dada em uma época de certas dificuldades regulatórias para as criptos. Elas também enfrentam ataques de autoridades econômicas.

Postura anterior

Sua última postagem sobre criptomoedas, há um mês, ela atacou os usos criminosos das criptomoedas. O primeiro problema levantado foi o da anonimidade trazida pelas criptos – o que poderia ser usado para o financiamento do terrorismo e lavagem de dinheiro. Ela cita o caso AlphaBay, site que vendeu mais de US$1 bilhão em armas, drogas e produtos químicos ilegais antes de ser tirado do ar pelo governo americano.

A proposta para controle dessas ameaças é submeter as instituições do mundo cripto aos mesmos requerimentos das instituições financeiras tradicionais. Por exemplo, obrigar corretoras a usar critérios de Know Your Customer. Para serem eficientes, essas medidas deveriam ser globais.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

  

Deixe sua opinião