Notícias

A Reserva Federal dos Estados Unidos deveria considerar seriamente sua própria criptomoeda declarou ex-chefe da corporação

“A Reserva Federal dos Estados Unidos deveria considerar seriamente sua própria criptomoeda” escreveu o ex-chefe da corporação de seguro de depósitos do governo dos EUA em um artigo de opinião na semana passada.

No artigo publicado na sexta-feira pelo Yahoo Finance, Sheila Bair, ex-presidente da Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC), enfatizou a necessidade de a Federal Reserve Bank considerar seriamente as perspectivas de uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC).

Ela disse:
“Se não ficar à frente dessa tecnologia, não só o setor bancário poderá ser interrompido, mas o próprio Fed também poderá estar em risco”.

Um CBDC, em teoria, não teria o mesmo tipo de culpabilidade para grandes flutuações de valor, dada a supervisão e gerenciamento adequados por uma autoridade centralizada, disse ela. Além disso, Bair aponta que as moedas digitais centralizadas seriam “ferramentas muito mais eficazes para conduzir a política monetária para lidar com os ciclos econômicos”.

Atualmente, o status quo permite ao governo estimular e retardar a atividade econômica em períodos de recessão e boom, respectivamente, por meio de vendas de títulos patrocinados pelo governo direcionadas a bancos domésticos.

Mas e se o “FedCoin” – uma moeda digital emitida e apoiada pelo Federal Reserve Bank, fosse detida por todos os consumidores? Então, as mudanças nas taxas de juros, incentivando a poupança e, em outros momentos, os gastos, seriam sentidas pelos consumidores diretamente, e não pelas mudanças nas políticas dos bancos domésticos.

Bair considera tal benefício para as moedas digitais centralizadas, oferecendo uma potencial desvantagem – disponibilidade de crédito. Os consumidores que desejam manter toda a sua riqueza em CBDCs naturalmente causariam déficits de crédito se os parâmetros não forem implementados, garantindo que os bancos e outras empresas financeiras permaneçam competitivas contra uma hipotética “FedCoin”.

Os comentários de Bair sobre o uso viável de CBDCs pelo banco central são oportunos, pois autoridades do governo em todo o mundo também estão entrando na conversa considerando os méritos das criptomoedas como bitcoin na estrutura, mas controladas pelo Estado na visão.

 

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião