Notícias

SCAM? Exchange Coingather está fora do ar há 4 dias e usuários estão sem respostas

A Coingather, uma pequena exchange de criptomoedas, simplesmente desapareceu da web, alarmando os clientes que temem que seus fundos tenham desaparecido. O domínio Coingather.com está offline desde quarta-feira, 22 de novembro, e sem notícias no Twitter do suporte ao cliente, temem que os operadores do site tenham aplicado um golpe.

Exchange já era duvidosa

Poucos traders de criptomoedas ouviram falar da Coingather; É uma exchange estranha e obscura até mesmo para os “padrões” de exchanges obscuras. A Coingather pode ser uma das exchanges mais pequenas do mundo, mas aparece listada no site Coinmarketcap com 92 pares de negociações que são compatíveis com BTC, LTC, DOGE e HTML5. O administrador do site, que usa o nickname de “Rapta” no fórum Bitcointalk, está ausente já faz uma semana.

Altcoins mais duvidosas ainda

A maioria das moedas listada na exchange são chamadas por traders de “shitcoins”. A Coinmarketcap lista o volume comercial de 24 horas da Coingather como sendo apenas de 11.32 BTC, ou cerca de US$ 93,000 -, mas esses números foram atualizados pela última vez há dias antes do desaparecimento do site. A maioria das moedas negociadas mais recentes no site inclui a Infinity Economics, HTLMCOIN, Ethereum e LevoPlus. É difícil avaliar o montante total de fundos que foram realizados no Coingather, mas, a julgar pelo volume de reclamações que foram tweetadas nos últimos dias, as perdas podem ser substanciais.

“Eu irei encontrá-los, você tem 24 horas para aparecer com esse dinheiro de muitas pessoas!”, comentou um cliente enfurecido.

Medo e Preocupação

A Coingather, que foi criada em atraiu pouca atenção nos primeiros dois anos de existência. A única causa para queixa até recentemente foi as taxas de retirada exorbitantes do site, que eram até 10 vezes maiores do que outras exchanges. No começo deste ano, no entanto, os primeiros sinais de que algo estava mal surgiu em publicações no fórum Bitcointalk.

Um mês depois, outro usuário do fórum rotulava o site de uma fraude que permitia depósitos, mas não saques. Ao tentar recuperar suas moedas, eles foram saudados por uma mensagem de “erro de processo” e descobriram que suas moedas tinham desaparecido. O indivíduo, que perdeu 5 milhões de moedas Sprouts (SPRTS), acrescentou:

“O suporte não ajuda e só faz piadas enviando fotos de vegetais.”

Nosso conselho: nunca deixe moedas em exchanges e nunca compre altcoins suspeitas e duvidosas, como a HTML Coin, entre outras. Procure saber quem é a equipe por trás do projeto, e principalmente se há um whitepaper.

Deixe sua opinião