Notícias

Será a computação quântica o fim do Bitcoin?

Muito se têm discutido sobre a regulação do Bitcoin e qual o impacto disso para o seu futuro. Contudo, poucos discutem as ameaças vindas de outras inovações, como a computação quântica.

O que é computação quântica?

Na computação tradicional, utiliza-se o código binário para transmitir informações. Isso quer dizer que a informação dentro do seu dispositivo assume um estado de 1 ou 0 (bits), e isso se transforma em todos os elementos que se vê normalmente ao interagir com eles.

O computador quântico, por outro lado, usa qubits. Qubits possibilitam a sobreposição de valores, o que permite que ele assuma vários valores ao mesmo tempo. Isso permite maior armazenamento de dados, maior eficiência energética e velocidade de cálculo. Gigantes como o Google, Microsoft e Volkswagen já começam a competir nesse setor.

E qual a relação disso com o Bitcoin?

O blockchain do Bitcoin é baseado em duas chaves, do ponto de vista do usuário: uma pública e uma privada.
A chave pública determina como ele vai receber dinheiro e identifica quem está fazendo o pagamento. A chave privada autoriza as transações realizadas. Uma analogia seria o número de conta de uma pessoa e a sua senha bancária. As chaves são relacionadas usando matemática complexa, então em teoria é possível descobrir uma a partir da outra.
Contudo, isso envolve descobrir os divisores de um número gigantesco. Usando computação tradicional, é um processo que demoraria milhares de anos. Contudo, computadores quânticos podem ser até 100 milhões de vezes mais rápidos do que os supercomputadores tradicionais.

Ou seja, teoricamente, usando um computador quântico, seria possível descobrir as chaves privadas de todos os participantes de um blockchain, efetivamente assumindo o controle dele. Porém, a ameaça não é imediata, as previsões mais otimistas estimam que seriam necessários 10 anos de processamento no melhor dos computadores quânticos para quebrar o blockchain do Bitcoin, de acordo com o MIT.

Contudo, devemos considerar que a computação quântica ainda é jovem, e seu potencial é muito maior do que o que vemos atualmente.

Quais as soluções?

Os blockchain públicos provavelmente precisarão se adaptar a essa nova realidade.  Hoje, existem formas de tornar a criptografia complexa a ponto de ser literalmente impossível de ser quebrada por “força bruta” e algumas startups já estão trabalhando na criação de blockchain públicos resistentes ao mundo pautado na computação quântica.

Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com

Deixe sua opinião