Makaveli Lindén, suposto assassino do investidor de bitcoin norueguês Heikki Bjørklund Paltto, de 24 anos, foi preso na tarde desta terça-feira (23) na cidade de Dijon, na França, após uma bem sucedida busca internacional comandada pela Interpol, a polícia internacional.

De acordo com a mídia sueca Aftonbladet, a polícia de Oslo, na Noruega, confirmou sua prisão. Isto acontece uma semana após Paltto ter sido assassinado a facadas em seu apartamento no bairro de Majorstuen da capital norueguesa.

“Estamos enviando uma equipe à Dijon, na França, para participar do interrogatório”, disse o promotor de justiça norueguês Christian Hatlo, segundo o site.

Ele indicou que provavelmente um pedido de extradição já irá junto com as autoridades para ser entregue à Justiça da França nesta quarta-feira (24), reportou o site Vartoslo.

“A extradição pode demorar semanas ou meses. Não sabemos. A Noruega tem um acordo de extradição com a França, mas é muito difícil dizer algo específico agora. No entanto, o mais importante no momento é interrogar Lindén”, disse Hatlo, segundo o site.

Lindén, morador de Uppsala, na Suécia, havia fugido da Noruega após o crime. Os investigadores acreditam que na manhã do dia 15 de outubro Lindén entrou pela janela do apartamento de Paltto achando que a casa estava vazia com a intenção de apenas roubar.

No entanto, ao ser visto pela vítima houve uma briga corporal e Lindén o esfaqueou por várias vezes.

A princípio, considerando que Paltto era negociante de criptomoedas, a polícia acreditava que o crime estava diretamente ligado a algum acordo mal sucedido, pois momentos antes do crime ele havia vendido uma grande quantidade de bitcoin.

No entanto, a inspetora de polícia Grete Lien Metlid disse em um comunicado à imprensa que a teoria de que Paltto foi uma “vítima aleatória” estava se tornando mais forte, visto que Lindén tem um histórico criminal bastante extenso.

O crime

Paltto, de 24 anos, foi assassinado a facadas pouco depois de negociar pessoalmente dinheiro por bitcoin. As autoridades acreditavam, na ocasião, que a negociação tinha dado errada e que os dois fatos poderiam estar relacionados. O crime aconteceu no bairro Majorstuen em Oslo, capital da Noruega.

Ele morreu vítima de vários golpes de faca na manhã de segunda-feira (15) em seu próprio apartamento. Uma quantidade de dinheiro permaneceu no lugar do crime, segundo relatou a polícia.

O primeiro a presenciar o crime e procurar ajuda foi seu companheiro de quarto. A polícia, então, começou a investigação até chegar ao suposto criminoso.


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com