Cada moeda do mundo – do dólar americano ao yuan chinês – terá sua própria versão de criptomoeda, disse o CEO da empresa fintech Circle.

“Nossa opinião é que toda moeda fiduciária será criptografada”, disse Jeremy Allaire, co-fundador da Circle em 2013, à CNBC em uma entrevista na segunda-feira. “Parece inevitável neste momento.”

A startup de Allaire oferece um aplicativo com blockchain que permite as pessoas enviar dinheiro umas para as outras gratuitamente. A Circle também tem um produto que permite aos usuários investir em criptomoedas como bitcoin e ethereum, e outro que facilita a negociação de criptomoedas para grandes investidores.

empresa de US $ 3 bilhões é apoiada pelo banco de investimentos norte-americano Goldman Sachs e pela gigante chinesa da internet, a Baidu. No começo do ano, a Circle fez sua primeira aquisição, comprando a exchange Poloniex.

A Circle informou recentemente que quer lançar uma nova criptomoeda atrelada ao dólar, chamada “USD Coin”. A idéia é acelerar as transações feitas com dólares usando a tecnologia blockchain – que mantém um registro digital de transações em contínuo crescimento – e reduzir a volatilidade observada na maioria das criptomoedas.

Não é a primeira chamada “stablecoin” no mercado – outras criptomoedas baseadas em moedas Fiat já foram lançadas. A stablecoin mais notável é a Tether, uma moeda virtual polêmica que os críticos afirmam ter sido usada para manipular os preços do bitcoin no ano passado.

Allaire disse que a criptomoeda apoiada pelo dólar nos EUA se beneficiaria com a adoção de regulamentações mais rígidas. O token está sendo construído dentro de uma plataforma de código aberto chamada CENTER, que a Circle espera que seja aceita por instituições financeiras e outras empresas.

Allaire disse que o objetivo do USD Coin era trazer processos financeiros tradicionais para o mundo das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

“Nosso foco com stablecoins fiat é que realmente pensamos nisso como um bloco de construção para uma economia digital global nativa criptografada”, disse Allaire.

“Nosso interesse está em como assumimos todas as tarefas envolvidas no setor financeiro e as movemos para uma infra-estrutura criptográfica nativa.”

A empresa também está procurando adicionar tokens criptográficos para o euro e a libra esterlina.

Cripto crítico

Críticos do bitcoin e outras criptomoedas dizem que as pessoas que as compram e vendem estão fazendo isso por pura especulação.

Os reguladores da China e da Coréia do Sul tentaram reprimir a natureza especulativa do mercado, ambos proibindo uma prática controversa de levantamento de fundos conhecida como oferta inicial de moedas (ICO) no ano passado. As ICOs são um método para as novas empresas levantarem fundos vendendo novos tokens digitais em troca de outras criptomoedas, como bitcoin e ethereum.

O célebre CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, criticou a volatilidade do bitcoin – que chegou perto dos US $ 20 mil no final do ano passado – chamando-o de “fraude”.

Apesar das críticas, a tecnologia pode mudar fundamentalmente os serviços financeiros. A natureza descentralizada do Bitcoin tornou mais fácil transferir valores internacionalmente. As transações podem ser feitas anonimamente e não podem ser adulteradas ou revertidas.

No entanto, a moeda digital mais conhecida do mundo enfrenta alguns desafios técnicos. As taxas e os horários de transação muito altos levaram a iniciativas de alguns membros da comunidade de criptomoeda a sofrer o que eles chamam de problema de escalabilidade do bitcoin.

A questão resultou em uma série de hard fork no ano passado, resultando em ramificações do bitcoin como bitcoin cash e bitcoin gold.

Alguns se referem à chamada “Rede Lightning”, uma atualização tecnológica da rede bitcoin, como uma possível solução para o problema. A Rede Lightning essencialmente permitiria que os usuários enviem múltiplas transações fora da blockchain. Funcionando como uma segunda camada no do livro distribuído existente que sustenta a moeda digital.

 


Ganhe alto com a Binance

A maior e mais confiável das exchange está aceitando novos cadastros por tempo limitado, aproveite e obtenha grandes lucros no mercado de criptomoedas com essa incrível plataforma de trading.

Acesse já: https://www.binance.com